terça-feira, 25 de maio de 2010

Torre de Quintela

Edificada no sopé da serra do Alvão, na freguesia de Vila Marim, pela sua construção assemelha-se a um pequeno baluarte, pois esta é equipada com acessórios defensivos. No entanto, não foi essa a intenção de D. Vasco Fernandes, companheiro de armas de D. Afonso Henriques, quando a mandou construir.

Servia para guardar os bens das propriedades que D. Vasco possuía na região, e de resistência quando aqui se deslocava para caçar e receber as rendas. Com a forma de um prisma quadrangular, mede 21metros de altura, por 12 de largura, tem características de estilo gótico. A porta está do lado, com acesso por escadas.

A meio do terço superior das paredes e nos topos das arestas vêem-se oito plataformas, embelezadas com janelas de balcão e apoiadas em graciosa cachorrada, servindo de suporte aos varandins. Nestes, protegidos por ameias, notam-se as aberturas – “mata-caes “ – por onde se arremessavam pedras ou azeite a ferver sobre os assaltantes.

Residência de D. Alda Vasques, descendente do fundador, são do seu tempo as modificações na construção do edifício e embutidos os balcões dionisíacos. Doada à Ordem dos Hospitalários, após a sua morte, em 1235, foi classificada como monumento nacional em 16 de Junho de 1910.

Sem comentários:

Enviar um comentário