terça-feira, 25 de maio de 2010

Palácio de Mateus

O Palácio de Mateus foi construído na primeira metade do século XVIII, localiza-se a cerca de três km de Vila Real. Sendo um dos mais belos Solares Portugueses, no ano de 2007, foi o único monumento de Trás-os-Montes escolhido para concorrer as “Sete Maravilhas de Portugal”.

António José Botelho de Mourão, morgado de Mateus e da Cumeeira, gostou bastante do trabalho do arquitecto Nicolau Nasoni, na capela de Santa Eulália, na Cumeeira. António José Botelho fez-lhe a encomenda de um projecto para construção do solar, em Mateus.

A fachada divide-se em três sectores, sendo o central recuado. Neste abre-se a porta principal à qual se acede por uma escadaria dupla. Sob as escadas um arco conduz a uma pátio interior, quadrangular. Nos muretes que acompanham a entrada vêem-se esculturas representando a Justiça e a Sabedoria. Em frente, outro arco conduz aos jardins. Em 1961, foi construído defronte do Palácio, um lago. Em 1933 foram desenhados os jardins anexos, mais tarde em 1946, foram ampliados.

Durante os meses de Verão, as instalações do Palácio de Mateus estão abertas ao público.

Sem comentários:

Enviar um comentário