terça-feira, 25 de maio de 2010

Igreja do Calvário

A Igreja situa-se na zona mais alta de Vila Real – no topo do monte de S. Sebastião, como o era antigamente. Foi mandada construir no ano de 1680, por volta de 1740/1741 a pequena capela foi ampliada.

O templo tinha uma abóbada assente em três arcos. A capela era azulejada, e acedia-se á mesma por degraus.

No interior, havia um altar com a imagem de Cristo Crucificado. No ano de 1694, a esmola concebida por Margarida Rebelo, ali sepultada, permitiu as obras de ampliação do templo. Tendo custado 1.200$000 reis na altura, o trabalho da ampliação da Igreja, em 1805, ficou com o traço actual.

O Pároco de S. Pedro, em 1759, apoderou-se da Capela e deu ordem para arrombarem a porta. A Ordem 3.ª queixou-se a D. Maria I, conseguindo a posse do templo, por provisão de 6 de Maio de 1759.

Para evitar o constrangimento do sacerdote, o templo foi aumentado em 1820, com a construção da sacristia. Em 1844 foi mudado para a torre o relógio de som rouco. Que pertencia ao convento de S. Francisco.

Para nivelar o chão do adro da Igreja, situada no topo de um alto monte, foi necessário construírem-se muros de suporte, altos e de preço elevado.

No ano de 1923, o relógio da torre lateral foi substituído por outro: moderno, de construção suíça e de repetição. O mostrador, com cerca de 1,10m de diâmetro era de mármore italiano e a numeração romana, foi comprado na casa Andrade de Melo, no Porto.

Em plano inferior, para nascente vê-se o Jardim da Carreira. Para o Norte, está o antigo campo de jogos do Sport Clube de Vila Real. Para o Sul a Capela do Carmo e para o lado Poente, o Pioledo, completamente remodelado e o mercado municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário